DORME BEM?

Quase metade das pessoas tem insónia uma vez ou outra. A insónia consiste na dificuldade em adormecer e em continuar a dormir, despertar cedo ou ter um sono sem qualidade que parece insuficiente e desajustado.

Recorrer à prescrição médica é sempre uma alternativa. Contudo, medicamentos químicos (calmantes/ansiolíticos) para tal, só se recomendam tomar apenas por um período curto, de duas a quatro semanas no máximo. Estudos indicam que reduz a memória e mesmo que se pare, esse efeito é irreversível: a memória nunca mais é recuperada totalmente. Outro risco preocupante é a dependência.

Na verdade, existem muitas outras formas de ter uma boa noite de sono e sem despertares noturnos, sem riscos para a saúde. Mudanças nos hábitos, estilos de vida e adotar alguns comportamentos, tais como: horário certo para dormir; evitar atividades e bebidas que despertem, ambiente sem luz são formas de libertar melatonina naturalmente.

Se mesmo assim, não obter resultados, aconselhe- se na nossa farmácia, sobre suplementos alimentares que não provocam habituação nem dependência. À base de melatonina ou de tripla ação, que potenciam um sono natural, facilitando o adormecer, diminuindo os despertares noturnos e com ação relaxante.