FARMACIA DE LOMAR

O melhor, pela sua saúde e bem-estar 🤍

#2 PODterSAÚDE: o poder da suplementação alimentar

Foi lançado no passado dia 11 de Dezembro, no canal do youtube farmácia de lomar, o segundo episódio do podcast da Farmácia de Lomar, o PODterSAÚDE. 

Dirigido pela Dra. Diana Amaral, diretora técnica da Farmácia de Lomar, este podcast foi lançado com o objetivo de manter a comunidade mais informada e cuidada com a sua saúde. Para isso convidamos profissionais especialistas de várias áreas da saúde para conversar sobre temas de interesse e que possam ajudar a comunicada a ter mais saúde.

Neste #2 PODterSAÚDE trouxemos um tema recheado de vitaminas e nutrientes: o Poder da Suplementação Alimentar na nossa Saúde.

Numa atualidade onde a procura por um estilo de vida saudável e equilibrada é cada vez mais valorizada, será que os suplementos desempenham um papel crucial?

Para responder a esta e outras questões, recebemos como convidada a Dra. Joana Vieira, Nutricionista especialista em Nutrição Funcional, que ao longo de toda a conversa deu-nos várias dicas, conselhos e uma abordagem muito clara sobre a importância da suplementação para otimizar a qualidade de vida de cada um.


"Existem dois grandes grupos de nutrientes: os macronutrientes e os micronutrientes. Os macro, tal como o nome diz, são nutrientes que estão em maior quantidade nos alimentos e que nós precisamos em mais quantidades. E depois temos os micro, que são os vitaminas e minerais que estão presentes em menor quantidade nos alimentos, mas que nós precisamos de igual forma." explica a Dra. Joana.

Questionada pela Dra. Diana sobre "em que situações a suplementação é mais recomendada" a Dra Joana explica que "eu acho que a suplementação é adequada para toda a gente, quer tenha patologias, quer quem queira só otimizar o seu estado de saúde...porque sabemos que há défices nutricionais um bocadinho gerais a toda a população." No entanto, de forma a referir os grandes grupos de pacientes a necessitar de suplementação são os que se encontram em situação de: "doenças inflamatórias intestinais, doenças autoimunes, patologia da tiroide, o paciente vegetariano e as grávidas." menciona a Dra. Joana. 

Seguiu-se a questão "quais os benefícios gerais que a população pode obter quando fazem suplementação?" e a Dra. Joana não deixou dúvidas na sua resposta, sublinhando que "sem dúvida que é experienciar a sensação" porque ás vezes só "quando experienciamos algo melhor é que sabemos que podemos atingir um patamar mais acima...é um estado de vitalidade positiva, ou seja, hoje em dia fala-se muito em expectativa de vida, mas não adianta chegarmos aos 80 anos, mas desde os 40 que estamos a tomar muitos medicamentos. Então otimizar a saúde e bem-estar é o que eu acho que podemos alcançar com a suplementação" e a Dra. Diana concluí esta resposta com "no fundo não é só importante ter mais anos de vida, mas mais vida nos anos que temos" de forma a explicar a importância que realmente a suplementação pode trazer para o dia-a-dia de qualquer pessoa. 

No entanto, deixam também o alerta para a suplementação autodidata, podendo provocar algumas consequências, porque os suplementos podem ter "interação entre eles, com medicação e com patologias", por isso realmente é essencial sempre pedir ajuda a um profissional de saúde antes de tomar qualquer que seja o suplemento alimentar. Por exemplo "a vitamina A quando ingerida por fumadores, aumenta o risco de cancro de pulmão. A suplementação de cálcio com o aumento de risco das doenças cardiovasculares..." menciona a Dra. Joana de forma a exemplificar o porquê do suporte de um profissional ser fundamental para perceber qual a suplementação mais adequada a cada paciente. 

Todavia, se quisermos generalizar a toma de suplementação, referindo os principais nutrientes que qualquer pessoa poderia beneficiar com eles, a Dra. Joana lançou o seu TOP 3 de Nutrientes Suplementares que qualquer pessoa devia tomar:

  1. Vitamina D - referindo que "aconselharia sem medo, principalmente nas estações de outono/inverno" trazendo benefícios como "reforço do sistema imunitário, prevenção do declínio cognitivo e uma prevenção de estarmos constantemente doentes
  2. Magnésio - "sendo um mineral que tem o seu papel em mais de 300 reações no nosso organismo, ou seja, estamos sempre a precisar de magnésio e o nosso estilo de vida ás vezes faz com que haja mais depleção deste mineral. Por exemplo, o consumo excessivo de cafeína, o stress, etc, que diminuem os nossos níveis de magnésio"
  3. Omega 3 - Um ácido gordo que "tem um poder incrível anti-inflamatório"

Esta conversa terminou com a Dra. Joana a responder à questão "qual a necessidade que as pessoas têm de procurar uma consulta de Nutrição Funcional?" onde referiu que "a nutrição funcional é para quem procura realmente MAIS: mais saúde, mais bem-estar, mais longevidade com bem-estar...é mudar hábitos alimentares." é no fundo otimizar a saúde e bem-estar geral de qualquer pessoa.

 

E, fechando com chave de ouro, a diretora técnica da Farmácia de Lomar, Dra. Diana Amaral, anunciou que em 2024, já em Janeiro, a Dra. Joana irá se juntar à equipa desta farmácia através da prestação de serviços, começando a facultar as suas consultas de nutrição funcional a todos que desejem otimizar a sua saúde e bem-estar.

 

Algumas quintas-feiras serão dedicadas à Nutrição Funcional com a presença da Dra. Joana Pinho Vieira, sujeitas a agendamento prévio e disponibilidade.


A sua nova sensação de bem-estar pode começar AQUI!

Já podes marcar a tua consulta clicando aqui.

Marcas