FARMACIA DE LOMAR

O melhor, pela sua saúde e bem-estar 🤍

#3 PODterSAÚDE - Os distúrbios do Sono: causas, prevenção e tratamento

Foi lançado no passado dia 31 de Janeiro, no canal do youtube farmácia de Lomar, o terceiro episódio do podcast da Farmácia de Lomar, o PODterSAÚDE. 

Neste #3 PODterSAÚDE trouxemos um tema que é cada vez mais um problema comum e crescente na atualidade: os Distúrbios do Sono.

Sabemos que o sono é um dos principais pilares para a nossa saúde e bem-estar e, dado o elevado número de casos atuais de pessoas que relatam ter distúrbios de sono e também de pessoas que recorrem à toma de ansiolíticos para dormir melhor, decidimos trazer este tema para este episódio, de forma a podermos ajudá-lo a perceber os vários distúrbios de sono existentes, os possíveis motivos e dicas de como os melhorar, de forma a conseguir acabar com as noites em branco, aumentar a sua qualidade de vida e, acima de tudo ter uma melhor saúde!

Para isso tivemos como nosso convidado, o Dr. João Ribeiro, assistente de Medicina Geral e Familiar, exercendo atualmente a sua atividade no hospital privado Trofa Saúde de Braga Centro e Braga Sul e também na Mutual Clinic de Braga.

Ao Dr. João foram colocadas algumas questões sobre o tema e respondidas de forma a nos esclarecer e ajudar a solucionar este problema tão comum e frequente na população. 

  • Porquê que dormir bem ou ter uma boa noite de sono, é tão importante para a nossa saúde?
“O ser humano não é capaz de sobreviver se não dormir. Podemos assumir que o sono é uma necessidade básica. É durante o sono que se dá uma série de transformações no nosso corpo, quer a nível celular quer a nível tecidual, que são fundamentais para o funcionamento orgânico. Do ponto de vista cerebral, o sono também desempenha um papel muito fundamental para um dia-a-dia em pleno. E também representa extrema importância do ponto de vista cardiovascular, pois é sabido que a falta de sono aumenta a probabilidade de desenvolver problemas cardiovasculares. E também, pessoas que dormem mal, são pessoas que estão mais propícias a vir a desenvolver algum tipo de distúrbio do ponto de vista mental.”
  • Quais são as perturbações de sono mais comuns?
“São 6 os distúrbios de sono principais, mas existem mais de 70 patologias de distúrbios de sono. A insônia é um dos mais relatados e também os distúrbios respiratórios associados ao sono.”
  • Quais são, na maioria dos casos, as causas associadas para que estas perturbações existam? 
“As causas associadas podem ser diversas. A destacar a falta de rotina do sono e outra grande causa a destacar são as patologias do foro mental, como a depressão e ansiedade. Outras causas também comuns são o estilo de vida stressante e a falta de atividade ao ar livre durante o dia, à luz do dia.”
  • E como devem ser tratados os utentes com estes distúrbios?
“O primeiro grande desafio para o tratamento é: reconhecer o problema. Porque é fundamental perceber qual é a causa que está a gerar o distúrbio de sono. Se tratarmos a insônia só por si e não tratarmos a causa, corremos o risco de estar a ocultar, ás vezes, um problema até mais grave.
Como principal estratégia, a destacar a terapêutica cognitiva ou comportamental e adotar um estilo de vida mais saudável. E, obviamente, recorrer aos fármacos, como complemento, porque a terapêutica vai muito além disso.”
  • Atualmente, muito rapidamente os utentes recorrem a ansiolíticos para solucionar o seu problema, medicamentos que podem causar dependência e transtorno relacionado ao uso de substâncias. O ideal não seria evitarmos este caminho?
“Sem dúvida. O principal tratamento para a insónia não são os fármacos. Os fármacos devem ser reservados para situações muito especificas. Com a utilização de fármacos para dormir, a pessoa nos primeiros tempos até vai dormir melhor, mas a longo prazo isto vai ser muito prejudicial. Eles são muito bons e muito eficazes, está comprovado, até às 4 semanas, a partir daí começam a criar uma dependência e começam a deixar de ser tão eficazes.
Eu destacaria aqui as benzodiazepinas, que são o grande problema, é que elas podem nos dar ou aumentar a nossa depressão respiratória.
Portugal é o país da OCDE que consome mais Benzodiazepinas, acompanhado por toma de antidepressivos e ansiolíticos. Um dado importante e acima de tudo preocupante do ponto de vista atual.”
  • Quais são as dicas para que uma pessoa consiga ter uma melhor qualidade de sono, sem recorrer à medicação?
“É muito fácil todos nós adaptarmos novos hábitos no nosso dia-a-dia, para que possamos começar a dormir melhor.
a. A prática desportiva é fundamental para ter uma melhor noite de sono, evitando ser praticado nas duas horas antes de nos deitarmos, ser praticado preferencialmente em períodos de luz.
b.O controle de peso, ou seja, pessoas com obesidade tendem a dormir pior.
c. Termos o nosso local de sono, visto como um local de relaxamento e confortável, com temperatura adequada, baixo nível de ruído e luminosidade. Evitando ver televisão no quarto, até pelo menos meia hora antes de dormir, porque a luz azul dos ecrãs é prejudicial.
d. As rotinas do sono, ou seja, tentar deitar e levantar sempre por volta da mesma hora. Evitar as sestas durante o dia, porque as sestas é um ciclo de sono que não se cumpre, como depois vai ter influência mais tarde quando nos vamos deitar.
e. O tabagismo, além da nicotina ser um potente estimulante, ao nível das vias aéreas respiratórias é inflamatório, dificultando a respiração e consequentemente o sono.
f. O consumo de álcool à noite. Ainda existe muito o mito que beber um copinho de vinho é o segredo para dormir melhor, mas é apenas um mito. O álcool é um excelente indutor do sono, mas o efeito que ele tem durante o período de sono é muito prejudicial, com alterações na nossa frequência cardíaca e na nossa respiração. Ou seja, pode ser bom para ajudar a adormecer, mas não para dormir bem.
g. As refeições também são muito importantes, sendo de evitar refeições muito pesadas ou muito condimentadas à noite.
De uma forma geral, são estas as medidas que tomadas nos permitem ter uma maior qualidade de sono, sem ter que recorrer a medicação.”
  • Qual o número de horas ideal para ter uma boa qualidade de sono?
“Está provado que não existe um número mágico. De forma geral, um adulto saudável, deve dormir entre 7-9 horas por dia. Mas o número de horas ideal deve ser individualizado, porque cada pessoa tem o seu número de horas ideal, que é aquele que lhe permite dormir e acordar com uma sensação de sono reparador e baterias recarregadas para enfrentar um novo dia.”
  • Mito ou verdade: tomar café à noite pode influenciar o nosso sono?
“A nossa sensibilidade à cafeina varia muito, mas uma coisa é certa, pessoas que têm patologia do sono, como insônia por exemplo, tendo a cafeína um efeito estimulante, deve ser evitado tomar, sobretudo, no período da noite.
Tal como o café, deve ser evitado também as bebidas estimulantes e alguns chás que tenham propriedades estimulantes também.”
Para concluir o Dr. João terminou este tema falando de um caso específico de um utente seu, que até achava que dormia bem, mas depois de eliminados alguns gatilhos é que descobriu realmente o que era tem uma noite de sono com qualidade e um dia melhor ainda. 
Ouça toda esta conversa inspiradora AQUI e cuide do seu sono, cuide de si. 

Marcas