FARMACIA DE LOMAR

O melhor, pela sua saúde e bem-estar 🤍

Campanha de Vacinação Gratuita Alargada a partir dos 18 anos

15-01-2024

A campanha de vacinação Outono-Inverno 2024 Gratuita em Farmácia, contra a Covid-19 vai ser alargada, a partir desta segunda-feira, dia 15 de janeiro, à população entre os 18-59 anos, e a vacinação contra a Gripe ao grupo etário dos 50 aos 59 anos, de acordo com a atualização das normas da Direção-Geral da Saúde (DGS).

"Segundo a DGS, o alargamento da vacinação sazonal, gratuita, acontece quando se observa atividade gripal intensa e excesso da mortalidade semanal geral por todas as causas, e mediante a disponibilidade atual de vacinas. Este alargamento dos grupos elegíveis para vacinação foi precedido de avaliação pela Comissão Técnica de Vacinação Sazonal.
O alargamento da vacinação contra a Gripe é realizado de acordo com as doses disponíveis, sendo priorizadas as pessoas com idade mais avançada. Será ponderado o alargamento a outros grupos etários nas próximas semanas, atendendo à disponibilidade de vacinas, e desde que seja mantido o objetivo de conseguir a melhor cobertura vacinal na população elegível.
A promoção da vacinação das pessoas com 60 ou mais anos de idade, e das pessoas com comorbilidades e profissionais de saúde, mantém-se como prioridade.
A vacinação está disponível em cerca de 3.500 pontos de vacinação, aproximadamente 2.500 farmácias e 1.000 unidades de cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS). As pessoas podem dirigir-se para vacinação sazonal a farmácia comunitária aderente ou unidade de saúde do SNS."
Fonte: SNS 
Para a elegíbilidade da administração destas vacina é necessário que tenha histórico anterior da sua toma. Não é necessário receita médica e a sua administração em Farmácia é Gratuita. 
Na Farmácia de Lomar já estamos a aceitar pé-agendamentos para administração destas vacinas em https://forms.gle/AhiQ9wwwjdGZ63Zo9.
E não se esquecça: a Prevenção é sempre a melhor Solução! 

Marcas