FARMACIA DE LOMAR

O melhor, pela sua saúde e bem-estar 🤍

O que acontece ao organismo se deixar de fumar agora

Deixar de fumar é um passo incrivelmente positivo e transformador para a saúde e bem-estar.

Estamos nos primeiros dias de um novo ano e esta é uma altura de resoluções em que muitas vezes é dito por quem fuma "vou deixar de fumar".

Como forma de incentivo para essa incrível resolução, queremos sublinhar os benefícios notáveis e impactantes no organismo, desde o primeiro dia sem fumar. Sabemos que não é um caminho fácil e por isso queremos dar-lhe todo o apoio e motivação para não desistir e conseguir vencer o vício do cigarro.

Na maioria dos casos os fumadores não tomam esta decisão mais cedo porque pensam "eu não vou conseguir" e ficam presos a esse conflito interno, deixando-se dominar pelo cigarro. Esse é o maior erro de um fumador.

Fumar é a primeira causa de morte evitável no mundo. 80% do número de cancros de pulmão na Europa são desencadeados pelo fumo do tabaco. Num fumador, existe duas vezes mais risco de um evento cardiovascular fatal e estima-se que tenha em média -14 anos de vida do que um não fumador. Isto deviam ser motivos suficientes para deixar de fumar agora mesmo, mas nós vamos deixar aqui também os motivos positivos para tomar essa decisão de forma mais convicente.

O que acontece ao organismo se parar de fumar agora?

  1. Após 20 minutos: A frequência cardíaca diminuirá e a pressão arterial voltará ao normal.
  2. Após 12 horas: Os níveis de monóxido de carbono e nicotina no sangue são reduzidos para mais de metade e os níveis de oxigénio no sangue voltam ao normal
  3. Entre 2 semanas e 3 meses: A função pulmonar melhora.
  4. Após 1-9 meses: A tosse diminui, a eficiência respiratória aumenta e a fadiga diminui.
  5. Após 1 ano: Diminui para metade o risco de doença coronária (em comparação com pessoas que continuam a fumar)
  6. Após 5 anos: O risco de AVC diminui (em comparação com pessoas que continuam a fumar)
  7. Após 10 anos: O risco de cancro do pulmão reduz para metade (em comparação com pessoas que continuam a fumar) e o risco de cancro da boca, garganta, esófago, bexiga e rins é reduzido.
  8. Após 15 anos: O risco geral de doença é semelhante ao de nunca ter fumado.

Além das questões de saúde, deixar de fumar também contribui para uma aparência mais jovem e cuidada, tal como: cabelo mais brilhante e saudável, dentes mais brancos, dedos sem manchas, pele mais saudável, hálito mais agradável e roupas sem cheiro de tabaco.

Para não falar do dinheiro que se poderá economizar deixando de fumar.

Os benefícios são inúmeros e, se pretende continuar a fumar, apenas existem malefícios associados. No entanto, também temos consciência que percorrer este caminho sozinho pode tornar esta resolução de Ano Novo muito mais árdua e desmotivante.

Por isso, a Farmácia de Lomar, quer dar-lhe total apoio e soluções possíveis para conseguir deixar de fumar mais rápida e facilmente, disponibilizando consultas de sessão tabágica de forma completamento gratuita, acompanhando-o em todo o processo até ao sucesso deste objetivo.

Se pretende fazê-lo sem este apoio presencial, pode também optar por escolher o auxílio de Dextazin, um medicamento indicado para a cessação tabágica e redução do desejo de nicotina em fumadores dispostos a parar de fumar. Onde apenas com 1 embalagem, promete que irá deixar de fumar ao seu 5º dia de utilização. 

Um dia, irá desejar ter parado hoje!

Marcas