Algumas questões foram colocadas pela diretora técnica da farmácia de Lomar, Dra. Diana Amaral e respondidas pela Dra. Rita Santos para esclarecer os nossos ouvintes. Tais como:
- Quais as substâncias que estão dentro de um cigarro e que vão entrar para o nosso organismo?
Os cigarros contêm uma variedade de substâncias químicas tóxicas que, quando inaladas, entram no organismo e podem causar uma série de problemas de saúde. Entre as principais substâncias estão:
- a nicotina, que causa dependência e aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial;
- o alcatrão, que contribui para o desenvolvimento de cancro do pulmão e outras doenças respiratórias;
- o monóxido de carbono, que reduz a capacidade do sangue de transportar oxigénio, levando a problemas cardiovasculares;
- o formaldeído, benzeno, cianeto de hidrogénio, amónia, cádmio, chumbo e arsénio são todos cancerígenos ou tóxicos, causando danos aos órgãos e sistemas do corpo.
- Outros compostos como a acetona, acroleína, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs), nitrosaminas, metais pesados (incluindo níquel e mercúrio), elementos radioativos como o polónio-210, metanol, butano, tolueno e fenol também estão presentes e podem causar irritação, danos aos tecidos, efeitos tóxicos agudos e crónicos, contribuindo ainda mais para os riscos graves à saúde associados ao tabagismo.
- Então quais são os principais impactos e riscos para a saúde associados ao consumo de tabaco?
O consumo de tabaco tem impactos graves na saúde, incluindo doenças cardiovasculares como ataques cardíacos e AVCs, doenças respiratórias como DPOC e cancro do pulmão, além de vários tipos de cancro como o da boca, garganta e bexiga. Também afeta a saúde reprodutiva, causando infertilidade e complicações na gravidez, e enfraquece o sistema imunológico, aumentando a suscetibilidade a infeções. Além disso, provoca problemas de saúde oral, envelhecimento precoce da pele e aumenta o risco de diabetes tipo 2.
3. Quais são alguns dos sinais de dependência de nicotina?
Os sinais de dependência de nicotina incluem uma forte necessidade ou desejo de fumar, dificuldade em parar de fumar ou reduzir a quantidade, sintomas de abstinência como irritabilidade, ansiedade, dificuldade de concentração e aumento do apetite quando não se fuma.
- O tabaco só é prejudicial se fumarmos cigarros convencionais? Ou o tabaco aquecido ou os eletrônicos são igualmente prejudiciais?
O tabaco é prejudicial em todas as suas formas, incluindo cigarros convencionais, tabaco aquecido e cigarros eletrónicos. Embora os cigarros eletrónicos e o tabaco aquecido possam conter menos substâncias tóxicas, ainda apresentam riscos significativos à saúde, como dependência de nicotina e exposição a químicos nocivos, cujo impacto a longo prazo ainda não é totalmente conhecido.
- Quais as principais vantagens de deixar de fumar?
Desde a melhoria da saúde cardiovascular e respiratória, redução do risco de diversos tipos de cancro, aumento da expectativa de vida, melhoria do olfato e paladar, pele mais saudável e menor risco de doenças. Além disso, parar de fumar melhora a qualidade de vida no geral.
- É verdade que só após 15 anos de deixar de fumar o risco geral de doença é semelhante ao de quem nunca tenha fumado?
Sim, é verdade que só após 15 anos de deixar de fumar o risco geral de doença se torna semelhante ao de quem nunca fumou. No entanto, os benefícios começam a surgir muito antes, com melhorias na saúde cardiovascular e pulmonar ocorrendo dentro de semanas a meses após parar de fumar.
- Para as pessoas que acham que nunca vão ser capazes de deixar de fumar, quer deixar-nos aqui algumas estratégias que podem facilitar essa vitória?
Nada é impossível. Uma boa motivação é fundamental. Focar-se nas vantagens é uma estratégia, como a vantagem monetária por exemplo. E com o apoio certo tudo fica mais fácil, como é o caso do Dextazin.
- Qual o mecanismo de ação de Dextazin?
- E quais as mais valias ao escolher a Dextazin ao invés de outras soluções?
As vantagens de escolher dextazin são:
- E embalagem é um tratamento rápido de apenas 25 dias
- Deve parar de fumar o mais tardar no 5º dia de tratamento
- O número de comprimidos tomados diminui à medida que o tratamento avança
- Ao fim de 25 dias, Dextazin auxilia-o a diminuir a dependência de nicotina
Esta entrevista terminou com a Dra. Diana Amaral a sublinhar que na Farmácia de Lomar têm disponível o dextazin e também consultas individuais de apoio e acompanhamento para todas as pessoas que pretendam deixar de fumar, para não se sentirem sozinhas e ser uma motivação extra para um resultado positivo.
Desta forma, se também gostava de deixar de fumar e acha que não é possível, fale com a equipa da Farmácia de Lomar, eles podem auxiliá-lo!